Histórico


Ferdinand Gillet , um concierge francês que trabalhou no Hotel The Scribe em Paris, percebeu que havia uma lacuna a ser preenchida entre os Concierges e capitães porteiros de Paris, uma necessidade de formação de uma rede de contatos, para que os concierges pudessem se conhecer com a finalidade de melhor servir seus hóspedes.

Da iniciativa de Ferdinand, surgiu a Associação Francesa Les Clefs d'Or em Outubro de 1929. Esta sociedade francesa desenvolveu-se e amadureceu tendo a visão que se pudessem expandir o conceito de uma sociedade de concierges que são amigos entre si, que não estivessem isolados dentro dos limites da França, mais concierges e consequentemente mais hóspedes estariam a disposicão para aproveitar dos benefícios do aprimoramento profissional que um membro da Les Clefs d'Or pode trazer. Ferdinand Gillet e seus associados franceses expandiram a sociedade criando a Associação Européia em Cannes em 1952.

Em 1953 no Congresso de San Remo, foi criado o símbolo de identificação dos concierges Clefs d'Or, o emblema das chaves douradas e transpassadas, a serem colocadas nas lapelas, foi adotado para que se indentificasse os membros e para simbolizar o abrir das portas da cidade para os viajantes. Essa associação européia, subsequentemente se transformou em uma associação internacional em 1972 em ocasião do Vigésimo congresso em Palma de Maiórca - Espanha.

A criação da Les Clefs d'Or estabeleceu um grupo de profisionais, cujo papel é reconhecido por viajantes nacionais e internacionais.

No Brasil começa nos anos 80, quando o então Chef Concierge do hotel Le Méridien Copacabana, Alexandre Imbroisi (já falecido) era membro da Les Clefs d'Or francesa.

Alexandre Imbroisi, com vinte e poucos anos, foi levado para a Les Clefs d'Or francesa pelas mãos do então Chef Concierge do Hotel Le Meridien Montparnasse, de Paris, monsieur Marc Berger,e naquela época, já participava dos congressos internacionais.

Em 1991, Alexandre convocou Concierges dos principais hotéis do Rio, como InterContinental, Copacabana Palace, Rio Othon Palace, Sheraton e do extinto Rio Palace, entre outros, e para uma reunião com a finalidade de criarem a Les Clefs d'Or Brésil.

Logo em seguida a maioria dos Concierges do Rio de Janeiro, incluindo Paulo Roberto Corrêa, nosso atual conselheiro, participaram da 1ª Assembléia Extraordinária onde o estatuto da Les Clefs d'Or Brésil - Associação Brasileira dos Concierges dos Grandes Hotéis (Abraco) foi criado e onde o estatuto de fundação foi aprovado, publicada pelo Diário Oficial em 6 de Dezembro de 1991.

Antigos Presidentes

2000 - 2002 - Alexandre Pinho Nunes
– Hotel Pestana

2002 - 2006 - Roberto Estrella
– Hotel Copacacabana Palace

2006 - 2010 - Roberta Bezerra
– Hotel Intercontinental

2010 - 2012 - Silvio Mauricio Gomes
- Hotel Sofitel Rio


© Les Clefs d’Or Brésil - Associação Brasileira de Concierges.
Todos os direitos reservados. All Rights Reserved.